Instituto Pensar - Super ricos da China são uma distorção, aponta Elias Jabbour

Super ricos da China são uma distorção, aponta Elias Jabbour

por: Vitoria Carvalho e Iara Vidal


Os comentários de uma fashionista chinesa sobre o valor necessário para pagar por um dia de refeições gerou polêmica na China e foi noticiada pela mídia ocidental. A ex-editora-chefe da revista Harper?s Bazaar China, Su Mang, comentou sobre o assunto durante um reality show e enfureceu as redes sociais chinesas.

Su, conhecida como "O Diabo da China Veste Prada?, questionou se 650 yuans (R$ 520) são suficientes para arcar com a alimentação diária. Após a polêmica, ela explicou que foi tudo um "mal-entendido? e o valor citado referia-se ao cachê no programa de que participou.

Super ricos no socialismo são distorção

Mas, afinal, por que a riqueza na República Comunista da China causa tanta polêmica? Em entrevista exclusiva ao Socialismo Criativo o professor Elias Jabbour, especialista no gigante asiático, explica.

Ele comenta que o ponto central dessas críticas à ostentação é porque, no senso comum, um país socialista não deveria ter super ricos ou bilionários. "Na China ter super ricos e bilionários é uma distorção que ao longo da história será corrigida, com certeza,? prevê.

Jabbour ensina que o socialismo é uma formação econômica social que tem o objetivo de ser superior ao capitalismo. Ele ressalta que a constituição dessa superioridade é um processo histórico e de longo prazo que vai sendo percebida durante a implementação.

Você percebe como a China enfrentou a Covid-19, como a China venceu essa questão da pobreza extrema, a construção de instituições que a China foi sendo capaz de construir ao longo dos anos de caráter socialista. O país tem a capacidade de enfrentar desafios muito grandes, enfim, é muita coisa, aliás a minha vida inteira estudo tudo isso.?
Elias Jabbour

Jabbour também aponta para outros elementos que fortalecem essas críticas. "Tem um pouco de racismo, ou seja, não pode no oriente, é coisa de ocidental ser rico; tem também a noção de que socialismo é igualdade, todo mundo igual, belo, bonito e pobre?, ironiza.

Polêmicas com super ricos da China

O caso de Su Mang é apenas o mais recente em que o público se revolta com uma personalidade por causa de sua riqueza. No início deste ano, Annabel Yao, a filha mais nova do fundador da gigante de eletrônicos Huawei, Ren Zhengfei, enfureceu a internet quando disse que batalhou para chegar aonde está.

Leia também: Shein, startup de moda da China, é uma das mais valiosas do mundo

"Nunca me tratei como uma chamada ?princesa? ? Acho que sou como a maioria das pessoas da minha idade, tive que trabalhar muito, estudar muito, antes de poder entrar em uma boa escola?, disse Annabel em um documentário de 17 minutos em que anunciou a carreira como cantora.

Su e Annabel são chamadas fuerdai ? os herdeiros dos novos ricos da China.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: